sábado, 26 de abril de 2008

A "assemblemização" da UNIFESP

Meu primeiro ímpeto foi escrever uma confissão íntima do meu EU interior que mostraria meu lado ingênuo e doce de ser. A frase seria: "Nunca fui política".
Percebi logo a merda que estava escrevendo. Somos políticos o tempo inteiro. A questão na verdade é que ENTREI para a política agora. Eu e um grupo de que talvez tenha herdado dos pais, tanto quanto eu, o gene dos movimentos estudantis que já existiram, uma vez no passado. O gene do "somos-tão-jovens-vamos-mudar-o-mundo" se transformou em "eu-estudante-revolucionário-talvez-não-mude-meu-país-mas-a-universidade-pública-sim."
E assim foi que Assemblemizamos a UNIFESP Baixada Santista. "Questão de ordem!" grita um sujeito no fundo do corredor. "Vamos aos encaminhamentos para a votação", diz um jovenzinho na hora do almoço, querendo democratizar a decisão do lugar (já que não temos o nosso próprio refeitório universitário).

Talvez seja ingenuidade. É fato que já errei muito, sendo que isso começou há uma semana só. Mas também acho que acertei bastante, junto com meus "companheiros". A questão é que não dá pra agradar todo mundo, e isso fica claro quando se entra para o mundo político. Mas é fato, que isso fica ainda mais difícil quando AS PESSOAS NÃO PERMITEM SEREM REPRESENTADAS QUANDO NÃO MANIFESTA SUA POSIÇÃO DIANTE DOS SUPOSTOS REPRESENTANTES.

É fácil demais sentar na sua salinha quase que sem teto, em um calor sustentado por dois ventiladorzinhos quase sempre quebrados, depois de um almoço toscO (já que não tem mais dinheiro e a sua grade horária não permite almoços) e ficar reclamando da falta de estrutura, de como sofre o pobre aluno.
Até aí ainda passa. O que deveria NÃO ser fácil, era RECLAMAR de quem tenta lutar por algo do interesse do "pobre-aluno-sem-cadeira-sem-dinheiro-sem-refeitório" e CONTINUAR RECLAMANDO SENTADO.

Sim, erramos. Mas pelo menos erramos fazendo. Melhor do que errar por ficar sentado no sofá vendo as SUAS coisas sendo decididas pelos OUTROS.

Um comentário:

João disse...

É.

Eu prefiro pensar que tem um bom número que se sente representado.

beijos.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...