domingo, 20 de setembro de 2009

coisitchas de: http://www.nu-sol.org/

Cadê?

“Este é um ambiente livre do cigarro”, alerta o cartaz na entrada. Para conforto dos visitantes, também são proibidos acampamentos, música em volume alto, uso de drogas ao ar livre. A lojinha de souvenires e o passeio em um ônibus todo colorido fazem parte das atrações locais. Um guia, uniformizado com a camiseta oficial, recepciona os recém-chegados: Bem vindos a Woodstock.
Hoje, não foi só a pequena fazenda que virou parque de diversões com múltiplas opções de lazer e entretenimento. Os jovens que vão até lá, assim como muitos dos que andam por aqui, estão cada vez mais ávidos por consumo, conforto, segurança, estabilidade. Conformados em maiorias ou acomodados em representações e direitos de minorias, deixam-se guiar por pastores, líderes comunitários, chefes de organizações, formadores de opinião e demais variedades de condutores de consciência.
Em tempos onde as resistências são capturadas e convertidas em alternativas, direitos ou souvenires, o jovem comprador da lojinha Woodstock adquire seu pôster por 130 dólares e cola na porta do guarda-roupa. Acessa seu perfil de tipo rebelde em um site de relacionamentos e anda pra lá e pra cá, zapeando o controle remoto. Não perde a hora da consulta com o analista e não vê a hora de cair na baladamoça ou num rapazbalada pra casar.


"uma minoria é impotente enquanto se conforma à maioria, nem chega a ser uma minoria então, mas torna-se irresistível quando se põe a obstruir com todo seu peso."
David Henry Thoreau

Um comentário:

diana disse...

E em quais tempos as resistências não eram capturadas, em quais tempos eram exteriores às relações de poder? Já ouvi bons rumores: deveríamos ler mais sobre os gregos. :)

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...