quarta-feira, 15 de julho de 2009

uma resposta lenta...

"Quando o mundo é concebido através do prisma da conquista do poder, muitas das lutas, muitas das maneiras de expressão da nossa rejeição do capitalismo, muita das maneiras de lutar pelos nossos sonhos de uma sociedade diferente simplesmente se "filtram", simplesmente permanecem ocultas. Aprendemos a suprimi-las e, assim, suprimimos a nós mesmos. No alto da hierarquia aprendemos a colocar aquela parte da nossa atividade que contribui para se "construir a revolução"; na base, localizamos frivolidades pessoais, como as relações afetivas, a sensualidade, a brincadeira, o riso, o amor. A luta de classes se torna puritana: deve ser suprimida a frivolidade porque não contribui para o objetivo. A hierarquização da luta é uma hierarquização das nossas vidas, e assim, uma hierarquização de nós mesmos."
john holloway, mudar o mundo sem tomar o poder.

"o outro mundo" é construido na própria luta. se é necessário abandonar ou deixar de lado laços de amizade e traços de afetividade em prol de uma luta revolucionária, se isso é sinal de "seriedade" para conseguir mudar o mundo, já não quero fazer parte desse mundo outro, antes mesmo dele chegar.

2 comentários:

Fernando disse...

Se a luta é o prisma da conquista
não quero lutar, quero viver
viver os amores e desamores do mundo,
mas entre um covarde e um guerreiro, sejemos aquele que empunha a espada
e deixar que a graça, e não o poder a guie.

Bel, vc é uma das poucas pessoas que agem na política e me orgulham
nunca deixe de questionar e seja esse mulherão que quem sabe, irá quebrar a cabeça de muito político por aí

bjos

fabio disse...

Os laços de amizade e traços de afetividade estarão sempre junto dos revolucionários que buscam "o outro mundo". O problema é quando os laços de amizade e traços de afetividade se tornam o motivo da luta, ou seja, formam-se ou mantem-se os grupos não para fazer a revolução, mas sim para fazer ou manter as amizades e as afetividades.

Suponha que "no outro mundo" já não seja necessário gastar tanto tempo para a luta, que boa parte do trabalho já tenha sido feito feito e o resto terá bem mais gente para ajudar a faze-lo.

Imagina só que bom será! sobrará muito tempo para nos deliciarmos no bem estar dos sentimentos e das afetividades. Mas, são só suposições... de sentimento você deve entender muito mais do que eu

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...