sábado, 19 de julho de 2008

passeio

"então erguemos muros que nos dão a garantia de que morreremos cheios de uma vida tão vazia."

sábado de manhã. dia de voltar da terapia levando meus pensamentos para passear pela região da Av. Paulista. o mp3 ligado, deixo quem quiser susssurrar (às vezes gritar) no meu ouvido - claro que passado antes por uma certa seleção.

ano passado, fiquei de dar uma havaianas x pra uma amiga e estava indo comprar quando soube que entrei na UNIFESP Santos. dessa forma, posso dizer que a primeira coisa que fiz quando passei na UNIFESP foi comprar uma havaianas vermelha. talvez, se não fosse pelo presente pré-selecionado da minha amiga, nunca teria adotado a filosofia que adotei quando fui morar em Santos: a filosofia de queimar a calça jeans e enforcar o tênis com o cadarço.

desde o ano passado, meu all-star e meu tênis da nike ficaram restritos para dias de laboratório de anatomia e visitas à Zona Noroeste. a calça jeans, fui usar de novo apenas esse ano. o dia que vesti uma calça jeans ano passado, acabei passando numa feirinha, vi um vestido lindo e comprei. saí da loja usando.

e assim como os paulistas que vão pra Santos levam seus tênis e jeans pra lá, eu de Santos trago pra cá minhas saias, vestidos, chinelos e sandálias. é impressionante como roupas leves dão mais leveza pra vida. é impressionante como a calça jeans prende, reprime, deprime...
talvez São Paulo seria mais feliz, não fosse esses azuis pesados. talvez o Sol passaria mais por aqui...

entro na livraria. horas e horas circulando. quantos livros ainda terei que ler, que coprar, que indicar... passo o itaú cultural, o sesc paulista... eventos que perdi, eventos que pensei em ir mas provavelmente não irei.
casa das rosas: aah, preciso ir mais vezes pra lá. um casal se alongando lá em cima, uma senhora entrando pra ver uma exposição que fica atrás do jardim. uma criança se debruçando para olhar uma flor.

vou caminhando... lembranças ao passar em uma loja, uma banca, uma estação de metrô. tantas pessoas que me vem na cabeça... botecos que antes eu frequentava, agora reformados. alguns, com os mesmos clientes...

no masp, uma fila para ver a exposição, e umas pessoas fazendo um manifesto. fora dantas! velhinhas achando graça, colando o adesivo na roupa. pessoas que estavam passando e param, começam a participar do movimento. as pessoas na fila aplaudem. a polícia de canto, só assistindo.

os pensamentos vão correndo, dançando, doendo, flutuando... idéias para o futuro, planos para o passado (eu deveria ter respondido desse jeito!, deveria ter ido lá...), programas, projetos, sonhos, recordações.

enfim, conjunto nacional. mais livros, mais planos... vejo a exposição que tá no andar de baixo. coisa bizarra.

a av. paulista acabou, o post também.

Nenhum comentário:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...