terça-feira, 13 de novembro de 2007

"a vida é uma escola"

Uma coisa que me incomoda muito é ver fatos que eu poderia jurar que não saíriam dos portões da minha escola acontecendo na vida real.
É fato que podemos ver um colégio como nosso primeiro contato (ou segundo, se considerarmos a família) com a sociedade, e portanto essa "microsociedade" tem vários podres em comuns.

Mas sinceramente esperava que certas coisas fossem amadurecer. Intrigas, fofocas, olhares, que eram comuns entre lancheiras e sinais, nem sequer se tornaram desenvolvidos, presos a um mínimo de bom senso.
O mais preocupante nisso são as proporções, que ficam bem maiores. As pessoas que antes prejudicavam o coleguinha com suas relações sociais, hoje pode demitir alguém. O que antes a fofoca era "quem ficou com quem", "quem falou mal de quem", hoje é "que drogas ele tá usando e com que frequencia", além de isso hoje não custar só a humilhação, mas também de repente uma oportunidade de emprego ou um casamento.

Não prego moralismo, não é o simples fato de "fofocar ser ruim". Prego ética. Bom senso em pensar nas consequências que certas atitudes inconsequentes nossas podem acarretar na vida alheia. Talvez o problema seja as pessoas não enxergarem o mundo muito além do que convém a elas. Talvez elas até enxergam consequências, mas simplesmente não se importam, ou acham muito mais legal o poder que o revelar um segredo pode propiciar. E quem não quer usar seu próprio, tem que ir atrás do dos outros... e guardar a oportunidade perfeita para reaproveitá-lo.
O segredo como moeda de troca.

Afinal, o que se ganha com um segredo? Um amigo? Status social? Poder?
O resultado disso tudo foi descobrir que caráter talvez não seja questão de crescimento, amadurecimento. E aí vemos que foi mero engano achar que aquele diploma de papel no colégio garantiria a liberdade de certos personagens traumáticos, de certas atitudes escrotas.
Porque a vida é uma escola, com todos os tipos de estudantes já antes conhecidos por nós. Só nos livramos do uniforme...

*** todo esse post foi baseado em conversas de bar/momentos vagais fora da sala e precedem um blog que pode surgir por aí...

Um comentário:

Kinna disse...

Exijo meus créditos nesse post. Pelo menos na discussão que o originou.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...